Olá pessoal. Tudo certo? A paz do Senhor!!!!

Outro dia estava eu meditando a respeito do pecado. Por que temos tanta dificuldade em abandonar certas práticas para poder desfrutar da plenitude de Deus em nossas vidas? Mentira, fofoca, murmuração, soberba, medo, só para citar alguns. Cada um com sua dificuldade. Fiquei intrigado com isso pois quando Jesus esteve na terra em tudo foi tentado mas não pecou. E ainda por cima nos disse que  faríamos as obras que ele fez e ainda maiores. (Conforme João 14:12). Ou seja se ele conseguiu, nós também podemos conseguir. Mas como?

Foi então que Deus me mostrou duas coisas: um versículo e uma ilustração. Primeiro, vamos ao versículo:

“E sede praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.” Tiago 1:22

Logo em seguida, Deus me mostrou algo inusitado para ilustrar melhor o assunto. A troca de marchas de um veículo. No início fiquei pensando: o que é que tem a ver uma coisa com a outra? Tudo! Na hora me lembrei da minha primeira aula prática na auto-escola. Me lembro como se fosse hoje. O instrutor me ensinando a troca de marchas. “Pisa no pedal da embreagem até o fundo, engata a primeira marcha, solte lentamente o pedal da embreagem e, no tempo certo, comece a acelerar para que o carro comece a andar. Agora, para passar da primeira marcha para a segunda, você deve tirar o pé do acelerador, pisar no pedal da embreagem até o fundo, passar da primeira para a segunda marcha soltar o pedal da embreagem e voltar a acelerar.” Como diz o ditado: Eu me tremia mais que vara Verde. Deixei o carro morrer diversas vezes. Mas fui em frente. Não desisti. Foram uma, duas, três, diversas aulas até chegar na prova final. E lá se vão 20 anos e milhares de trocas de marchas desde que eu tirei minha habilitação.

Agora eu pergunto: Depois de tanto tempo, será que eu ainda troco as marchas do carro do mesmo jeito? Fico repetindo na minha mente:”Primeiro, pisar no pedal da embreagem até o fundo, segundo, engatar a primeira marcha, terceiro, pisar no acelerador, etc”. É claro que não. Depois de tanto tempo praticando, acabo realizando esta “árdua” tarefa chamada troca de marchas de forma automática. Sem pensar. Meu corpo e meu cérebro simplesmente sabem como é quando eles devem realizar as trocas de marcha. Tecnicamente eu nem percebo quando faço isso. Faz parte do conjunto da obra denominada “dirigir um veículo”.

Pessoal, a nossa vida com Cristo é a mesma coisa. Vou pegar como exemplo o pecado da fofoca. Antes de me converter eu era uma pessoa que vivia falando da vida dos outros, espalhando mentiras das pessoas, contando coisas que eram confiadas a mim para que não fossem espalhadas, etc. Depois que eu reconheci Jesus como meu Senhor e Salvador, aprendi com ele que esse negócio de fofoca não é legal. É pecado. Mas a vida inteira eu pratiquei isso, saia automático da minha boca, falava e nem percebia. Então, do mesmo jeito que eu estava acostumado a praticar a fofoca devido à anos e anos de prática, agora eu vou aprender na prática a não fazer mais isto. De que forma? Praticando! Sei que o que acabei de falar é redundância mas, serve para gravar melhor o assunto.

É a mesma coisa que aprender a trocar de marchas na auto-escola. Recebemos a instrução de Jesus que nos diz que a fofoca é pecado. E, da mesma forma que você estava decidido a aprender a dirigir, você está decidido a deixar de fofocar. Na primeira vez que surgir a oportunidade de você fazer uma fofoca, você vai se lembrar de que isto é errado. Daí seu corpo vai começar a tremer, você vai começar a suar, vai pensar: “Não vou falar, não vou falar, não vou falar…. pronto! Falei!” Mas não se desespere. Da mesma forma como você ligou o carro após deixa-lo morrer durante sua primeira aula, você deve pedir perdão a Deus por ter pecado e seguir em frente. Você consegue. Esta situação vai se repetir ainda algumas vezes mas, se você realmente estiver interessado em parar de fofocar, você vai perseverar e, quando menos esperar, vai se dar conta de que nem se lembra mais como é que se faz fofoca.

Lembrando que a fofoca é apenas num exemplo. Você pode e deve aplicar este conceito em toda e qualquer área da sua vida que não esteja de acordo com a Palavra de Deus.

Depois desta ilustração é que realmente fui entender o motivo pelo qual Deus me mostrou o texto de Tiago 1:22.

Pessoal, vamos praticar a Palavra de Deus!!!!!

Deus abençoe e até a próxima!!!!!
 

2 comentários em “Aprendendo a dirigir

Deixe um comentário